Educação continuada LASA/Liderar Consultoria
A formação de um profissional não se limita exclusivamente a Universidade. A constante atualização e treinamentos práticos são fundamentais para alcançar a excelência e oferecer o melhor para seu cliente.
Neste intuito, o Laboratório de Saúde Animal - LASA, em parceria com a Liderar Consultoria LTDA, implanta sua área de educação continuada, oferecendo cursos de curta duração, atualização e formação profissional.
Contamos com estrutura de ponta e profissionais experientes, além de oferecer treinamento "hands on" onde o aluno aprenderá as técnicas realizando os procedimentos.
Caso queira algum curso que ainda não está em nosso portifólio, envie email solicitando. Temos condições de levar o curso até sua cidade.
Aproveite, faça sua atualização bem próximo de você!
A necessidade da intervenções odontológicas nos eqüinos advém de diversas causas como: das alterações no hábito alimentar e na dieta dos cavalos, a adição de rações concentradas e menor oferta de forragem diminuíram o tempo de ingestão e estimularam a ocorrência de movimentos mastigatórios mais verticais, predispondo a alterações de desgaste dentário. Desta maneira, o curso teórico prático de odontologia equina - módulo básico, trará ao aluno conhecimentos para inciar sua atuação nesta área.
Cuidados na forma de identificação de equinos no momento da compra e venda, na requisição de exames, transportes, e registros tem sido necessário para evitar fraudes e dificuldade de interpretação entre colegas médicos veterinários.
Este curso pretende demonstrar a forma correta e buscar a padronização do preenchimento de resenhas no nosso estado, e ainda buscar o aperfeiçoamento e capacitação de alunos e profissionais que desejam se atualizar nas características zootécnicas dos eqüídeos.
Uma das principais doenças que acomete os bovinos leiteiros é a mastite, que é a inflamação da glândula mamária.
Os impactos econômicos surgem através da queda na produção leiteira, perda na qualidade do leite, maior custo de produção e o descarte prematuro de vacas por perda de um ou mais quartos mamários, que se tornam fibrosos e improdutivos. Sua magnitude varia conforme a intensidade do quadro e o agente causador.
O diagnóstico de gestação é de grande importância para a melhoria da eficiência reprodutiva, pois possibilita a identificação precoce das fêmeas que não ficaram prenhes após o acasalamento. A identificação da prenhez por meio da palpação retal é o método mais utilizado, o qual possibilita o diagnóstico precoce e de forma simples, além disto, permite realizar o exame do trato reprodutivo das fêmeas não prenhes, identificando possíveis patologias dos órgãos reprodutivos internos. Ao final do curso, pretende-se que o participante esteja capacitado a identificar as fases do ciclo estral, realizar diagnóstico de gestação e identificar alterações clínicas do sistema genital da vaca.
As afecções podais em rebanhos leiteiros têm se constituído em uma das mais prevalentes e dispendiosas doenças presentes em sistemas de produção em todo mundo. A maioria dos pesquisadores classifica, juntamente com os problemas reprodutivos e mastites, como um dos três mais importantes problemas da pecuária leiteira. Além da redução da produtividade e aumento dos custos, essas afecções podem determinar a amputação do dígito acometido, com conseqüente desvalorização e diminuição da vida útil do animal enfermo.
A descorna é geralmente realizado em rebanhos bovinos visando evitar o crescimento dos chifres em animais novos e também a eliminá-los em animais de maior idade. A descorna ainda é realizada quando ocorre alguma outra necessidade que é recomendável o seu uso.
As vantagens da aplicação do procedimento são: animais descornados ficam mais mansos e mesmo medrosos; evita que o animal se machuque; facilita e torna mais econômico o transporte; as brigas se tornam menos frequentes no rebanho;melhora a aparência e os preços aumentam no mercado;o manejo é facilitado e diminuindo o perigo de acidentes; as mesmas instalações comportam maior número de animais e outros.
A gestação de cães e gatos varia entre 58 e 66 dias. Trata-se de um período em que os donos devem se cercar de cuidados com a fêmea gestante, garantindo um parto seguro e oferecendo bem-estar para a cadela e os filhotes. É o momento de evitar que erros nutricionais, tratamentos inadequados e doenças possam determinar problemas como a morte da cadela e dos filhotes.
O companhamento pré-natal feito por um médico veterinário, portanto, é de extrema importância e deve ser iniciado desde o acasalamento até o desmame dos filhotes, o que resultará em uma gestação tranquila e um parto bem-sucedido. Mas o pré-natal deve se intensificar no terço final da gestação – após 40 dias –, pois é quando o feto se forma por completo (estrutura óssea e órgãos internos).
Uma área que vem crescento dentro da medicina veterinária é a oftalmologia. As doença oculares tem sido mais diagnosticadas e tratadas, sendo necessário um conhecimento básico para o clínico de pequenos animais quando receber um paciente com lesões oculares. Saber identificar, tratatar ou preparar adequadamente o paciente para que o especialista possa finalizar o tratamento é a chave para a fidelização dos clientes.
O atendimento emergencial a animal com traumatismos deve ser sistematizado e realizado dentro de regras. Compreenda um pouco mais sobre o ABC do Trauma e complemente sua formação em Medicina Veterinária.
